Autor Tópico: Ensino de Genética  (Lida 323 vezes)

Amanda

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Ensino de Genética
« Online: 19 de Outubro de 2016, 03:38 »
Olá, pessoas!

Para todos nós que estudamos Biologia, sabemos que um dos assuntos mais complicados (pelo menos pra maioria, rs) é a famosa GENÉTICA! :o
Em todas as aulas que assisti, como aluna, e também nas que ministrei, é nítida a dificuldade que as pessoas tem de entender o DNA, RNA, todas aquelas bases nitrogenadas, síntese proteica...
Ainda mais pra quem faz licenciatura. Se você tem dificuldade de aprender genética, imagine então como é repassar para seus alunos? E é uma disciplina importante, então deve ser ministrada, não tem jeito!
Eu sempre fui da pequena e bote pequena nisso parcela que gosta, então nunca tive muita dificuldade.
Mas como nem todo mundo tem essa mesma facilidade, resolvi compartilhar com vocês um plano de aula voltado para o ensino da Genética no ensino médio.
Primeiramente, pra qualquer coisa na vida, você só consegue assimilar algo se você estiver prestando atenção, se estiver sentindo prazer naquilo que você está aprendendo.
Para conteúdos de difícil assimilação, se o aluno não sente prazer em aprender o conteúdo, você vai estar lá gastando sua voz por horas e, no fim, eles vão tirar nota baixa porque não aprenderam, e disso tudo mundo já sabe que vai acontecer.
O principal foco na hora de ministrar um conteúdo desse tipo, é conseguir fazer os alunos se divertirem enquanto aprendem. E como fazer isso?

AULAS PRÁTICAS!  ;D

É interessante que, sempre que possível, o professor leve jogos, experimentos, etc. para os alunos, pois a assimilação será MUITO maior, ainda mais pra genética que é um conteúdo bem abstrato.
Nesse plano de aula, inseri uma aula prática voltada para uma turma de 1º de Ensino Médio com o tema de Introdução a Genética Molecular. A prática é de extração de DNA utilizando frutas, nesse caso, sugiro a banana que é barato e fácil de encontrar. É uma atividade simples e eficaz, já que provoca aquela animação da turma. No final acaba todo mundo se divertindo e aprendendo.

Fiquem a vontade para tirar dúvidas, dar sugestões e trocar experiências. E aguardem, vai ter vídeo dessa aula prática no site em breve!

*Obs.: Para acessar o arquivo, é necessário fazer uma conta no fórum.

:-*
« Última modificação: 19 de Outubro de 2016, 15:08 por Amanda »